Colonoscopia Virtual

 A colonoscopia virtual é utilizada para identificar sinais de câncer colorretal e também para localizar pólipos e tumores no tecido do cólon e reto, que podem ser pré-cancerosos. O procedimento, também chamado de colonografia por tomografia computadorizada, utiliza a tomografia computadorizada para obter imagens das regiões que compõem o intestino grosso. Depois do exame, um computador combinará as imagens dimensionais e tridimesionais do cólon e do reto. Em alguns casos, a ressonância magnética é utilizada no lugar da tomografia computadorizada.

A diferença entre colonoscopia virtual e colonoscopia convencional é a forma como as imagens do cólon e reto são recuperadas. A colonoscopia convencional utiliza um colonoscópio, que é um longo tubo com uma luz. Este tubo flexível, que é colocado no interior do cólon e do reto, utiliza uma pequena câmara para enviar as imagens para um monitor de vídeo. A colonoscopia virtual utiliza a tomografia computadorizada ou ressonância magnética para obter imagens do interior do cólon.

A colonoscopia virtual é utilizada para detecção precoce de câncer de cólon em homens e mulheres. O exame permite que o médico observe o cólon e o reto para detectar anomalias que possam indicar pólipos ou tumores. Quando detectado cedo, alguns pólipos podem ser encontrados e removidos antes que transformem em câncer. Se o câncer já estiver presente, a probabilidade de cura será maior se for detectado cedo.