Enteroscopia por Cápsula Endoscópica

Arquivo para download: 

O que é o exame?

Este exame consiste na ingestão de uma cápsula, do tamanho de uma pastilha de vitamina, que, enquanto vai passando pelo aparelho digestivo, vai tirando inúmeras fotos (cerca de 2 por segundo), principalmente do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), porções do tubo digestivo que não pode ser vistas nem pela endoscopia alta nem pela colonoscopia.
Esta cápsula tem lentes e fonte de luz própria e transmite imagens para um pequeno gravador, que o paciente carrega consigo durante o exame. Posteriormente, as imagens são enviadas para um computador, onde são analisadas.

Preparo para o exame

É necessário que o paciente siga rigorosamente às orientações (abaixo descritas), pois é muito importante para a obtenção de imagens satisfatórias para uma qualidade satisfatória de seu exame:

1. NA VÉSPERA:

- CAFÉ DA MANHÃ, LANCHE DO MEIO DA MANHÃ E LANCHE DA TARDE: pode ingerir líquidos claros, sem resíduos, como chás, soluções reidratantes, água de coco, sucos bem coados.

Pode comer torradas (não pode ser integral), pão de forma (sem a casca), com pouco recheio (exemplos: margarina, manteiga; evitar geléias de coloração escura e derivados do leite como requeijão).

- ALMOÇO E JANTAR:

Até as 20:00 horas
NÃO INGERIR: legumes, leguminosas (como o feijão), verduras, frutas (é permitido as de coloração clara, mas sem sementes, cascas, nem “bagaços”).
SUGESTÕES: canja, sopa de macarrão, purê de batata, peito de frango desfiado, peixe desfiado; batata cozida, macarrão sem molho.

ENTRE 20:00 e 22:00 horas
Não comer mais nada, podendo neste intervalo de horário ingerir alguns goles de água, se necessário.

A PARTIR DE 22:00 horas: não ingerir mais nada, mesmo a água.

2. NO DIA DO EXAME

Permanecer de dieta zero (sem alimentar), até a ingestão da cápsula e colocação do equipamento do exame. Este equipamento consta de sensores que são colocados com adesivos no peito e abdome, além de um pequeno gravador de dados que será colocado na cintura preso em um cinto. Este gravador captará as imagens obtidas pela cápsula, por um período aproximado de 8 horas (tempo que dura o exame).

Após duas horas de ingerida a cápsula, é permitido tomar líquidos claros.

Após 4 horas da ingestão da cápsula, já se pode iniciar as refeições e lanches do resto do dia e até finalizar o exame sugere-se a mesma dieta da véspera.

Após 8 horas do início do exame, o paciente deve retornar ao INSTITUTO DO APARELHO DIGESTIVO para a retirada do equipamento. O gravador é conectado ao computador, que receberá as imagens gravadas para a posterior análise e produção do laudo pelo médico responsável pelo exame.

PRECAUÇÕES:

Alguns medicamentos que o paciente possa tomar na sua rotina, como ferro, aspirina (AAS) e bismuto devem ser informados com antecedência. Talvez possa ser necessário sua suspensão por alguns dias ou pelo menos ajustes de dose.

Vista roupas folgadas no dia do exame.

O equipamento não pode ser molhado, não se pode tomar banho durante a realização do exame.

Não se aproxime de aparelhos de ressonância magnética enquanto estiver com o equipamento.

O sistema (adesivos com sensores e gravador com cinto) será removido ao final do procedimento por um profissional treinado. A retirada ou a desconexão inadequada do sistema pode levar à perda das imagens adquiridas.

Embora complicações possam acontecer, elas são raras quando o exame é realizado por médicos especialmente treinados e experientes. Riscos que apesar de não serem frequentes podem acontecer incluem complicações como obstrução, que está frequentemente relacionada a estenose (estreitamento) do intestino, causada por exemplo, por inflamação, cirurgia prévia ou tumor.

Em caso de quaisquer sintomas de desconforto durante o procedimento, como dor (no peito, no abdome), náuseas, vômitos, distensão abdominal (inchaço), entrar imediatamente em contato com a clínica e com o médico responsável (Telefone 62 4009 1919).

TENHA UM ÓTIMO EXAME!