Colonoscopia

A Colonoscopia permite examinar a mucosa do seu intestino grosso, para pesquisa de alterações, através de um aparelho flexível (colonoscópio) com diâmetro comparado ao do seu dedo, sendo introduzido pelo ânus e suavemente progredido pelo reto e toda extensão do colon.

A Colonoscopia é um procedimento seguro, simples e indolor pois é realizado com o auxílio de um anestesista que acompanha todo o exame.

Você dormirá ao iniciar o exame que dura em média de 15 a 60 minutos e assim que o exame termina você desperta, devendo permanecer em observação para sua completa recuperação. Algumas vezes você pode sentir uma leve pressão, distensão gasosa ou cólicas no abdômen ao acordar devido ao ar que é administrado durante o exame para melhor visualização do colon.
O médico inicia o exame introduzindo vagarosamente o “colonoscópio” através do seu intestino grosso para examinar a mucosa intestinal, na maioria das vezes até atingir o ceco e se possível uma parte do intestino delgado. O médico irá examinar novamente todo o trajeto do colon ao ser retirado o aparelho.