A “Manometria Esofágica” é um exame através do qual se estudam as pressões de contração e relaxamento do esôfago, além da capacidade do esôfago em levar alimento para o estômago (propulsão).
Tem importância em algumas doenças como o refluxo gastro-esofágico, quando pode encontrar alterações no mecanismo de válvula que existe na transição do esôfago para o estômago (impedindo que o ácido do estômago reflua).
Em algumas doenças sistêmicas, como a esclerodermia e o diabetes, pode identificar alterações esofágicas quando o paciente se queixa de dificuldade para engolir alimentos. Também pode ser solicitado como exame pré-operatório e/ou pós-operatório da cirurgia do refluxo, para avaliar tanto o estado inicial da válvula esofágica , como possíveis complicações da cirurgia. O exame é realizado através da passagem de uma sonda fina pelo nariz, atingindo o estômago.
A “Manometria Anorretal” é eficaz para investigar as causas de problemas como a constipação intestinal e a incontinência fecal. Esta sonda é conectada a um computador e gradativamente vai sendo tracionada. Vários sensores fixados na sonda medem as pressões nas diversas partes da região anorretal, e estas pressões, a seguir, são analisadas no computador.