Retossigmoidoscopia Flexível

A retossigmoidoscopia flexível é um exame endoscópico realizado através do canal anal, tendo como finalidade o diagnóstico de doenças do reto e intestino grosso na sua porção final (colites, pólipos, tumores, lesões vasculares, doença diverticular, etc.).
Somente os segmentos distais do intestino grosso são examinados – reto, sigmoide e, por vezes, uma pequena porção do descendente. Um tubo flexível é inserido no ânus, em sua ponta existe uma câmera que capta imagens.

Este exame é indicado para rastrear o seguimento do câncer colorretal, para investigar sangramento vivo pelo reto (hematoquezia) e investigação de dor anal.

PREPARO PARA ADULTOS

O Instituto do Aparelho Digestivo tem grande satisfação em atende-lo, por isso preparamos algumas dicas para a realização do seu exame:
– LEIA com atenção as duas páginas do seu preparo e as recomendações para seu exame;
– Atenção ao período de JEJUM e ao tempo máximo DE INGESTÃO DE QUALQUER TIPO DE LÍQUIDO;
– Siga rigorosamente as orientações;
– Atenção: pacientes com COMORBIDADES DESCOMPENSADAS no momento do exame, como hipertensão e diabetes, podem ter seu exame CANCELADO.
– Portanto sugerimos que tomem suas medicações de uso crônico conforme rotina COM POUCA ÁGUA preferencialmente até 03 horas antes do exame;
– EXCETO os pacientes que tomam hipoglicemiantes e insulinas, não devem tomar ou fazer uso do medicamento no dia do exame
– Para maiores informações e no caso de dúvidas entre em contato com o IAD;
– ESSAS SÃO MEDIDAS QUE AJUDAM A GARANTIR A QUALIDADE E SEGURANÇA DO EXAME.

Retossigmoidoscopia-Flexível